biossegurança em odontologia
BIOSSEGURANÇA ENTRE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO E LABORATÓRIO DE
PRÓTESE DENTAL
1
Wesley Guimarães PINHEIRO .
1
Aluno do Curso de Graduação em Odontologia das Faculdades Integradas da União Educacional do
Planalto Central – FACIPLAC/DF. e-mail: guimaraesodontologiaestetica@hotmail.com
Resumo
O risco de disseminação de microorganismos e de infecção cruzada existente entre os consultórios odontológicos e laboratório de prótese, faz com que todos os profissionais devam receber informações sobre as medidas a serem tomadas para minimizar os fatores de risco. A má manipulação das moldagens, trabalhos e modelos entre consultórios e laboratórios de prótese dentária são fatores de risco entre profissionais e pacientes. Medidas práticas devem ser adotadas entre laboratório e consultório, como a utilização de equipamentos de proteção individual apropriados, desinfecção dos moldes, modelos e trabalhos protéticos. A divisão de setores e a construção de um protocolo de biossegurança minimizam o risco de infecção. O objetivo deste estudo é alertar os cirurgiões-dentistas e auxiliares sobre o protocolo clínico de biossegurança, quanto aos trabalhos protéticos, com o propósito de orientar sobre o perigo de contaminação cruzada.
Descritores: Desinfecção. Prótese. Consultório odontológico. Biossegurança.
Introdução
Os cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese e auxiliares atuantes nos procedimentos clínicos em prótese dentária estão expostos a vários riscos de infecção cruzada por microorganismos patogênicos contidos no sangue, saliva e comumente encontradas nos moldes, modelos de gesso, registros e trabalhos protéticos1.
Biossegurança é o conjunto de ações voltado para a prevenção visando minimizar ou eliminar os riscos inerentes à atividade2.
Atualmente, o controle de transmissão dos microorganismos tem despertado um interesse muito grande nos trabalhos e procedimentos