Laboratorio SFM
Circuito Hidráulico Básico
• O circuito hidráulico mais simples consiste no comando de avanço e recuo de um cilindro de dupla ação, utilizando uma bomba de vazão constante e uma válvula direcional de acionamento manual.
Logicamente, pelo tipo de bomba escolhida, é necessária a utilização de uma válvula limitadora de pressão para evitar danos ao sistema.
Circuito Hidráulico Básico
• Neste sistema, com a válvula direcional na posição central, a descarga da bomba é direcionada para o tanque, e o cilindro fica parado, com seus pórticos de entrada e saída bloqueados. A mudança da válvula para a posição da esquerda, conecta a bomba ao pórtico de entrada do cilindro e o pórtico de saída é conectado ao tanque e isso possibilita o avanço do atuador. Ao se atingir o final de curso, a saída da bomba estará bloqueada e a pressão na saída da mesma irá se elevar até a abertura da válvula de segurança. A linha de avanço ficará toda ela submetida à pressão da válvula de segurança. Ao se mudar a válvula direcional para a posição da direita, inverte-se a ligação do cilindro, permitindo o seu retorno. Ao final deste, novamente a válvula de segurança irá se abrir e a bomba passa a descarregar para o tanque mantendo-se na linha de recuo a pressão de abertura da válvula de segurança.
Avanço no circuito básico
Retorno no circuito básico
CIRCUITO 2 – Circuito Regenerativo
Circuito Regenerativo
• No circuito básico, quando se tem cilindro de dupla ação com uma única haste, a velocidade de avanço é menor que a de recuo devido à diferença de áreas do cilindro.
O circuito regenerativo procura aumentar a velocidade de avanço do cilindro. Como o aumento da velocidade só é possível com o aumento de vazão na entrada, este circuito incorpora o fluxo de saída do cilindro ao da bomba. Isso sé é possível devido à diferença de áreas entre os dois lados do atuador. Na figura estão esquematizadas as