ROBOT OPERATING SYSTEM
Universidade Salgado de Oliveira
André Luyz
Ayrton Senna
Yuri Oliveira
SISTEMA OPERACIONAL (ROS)
O que é?
ROS é um meta sistema operacional open-source desenvolvido para ser colocado no seu robô. ROS provê serviços comuns a diversos sistemas operacionais como abstração de hardware, controle de dispositivos de baixo-nível, implementação de funcionalidades comumente utilizadas, troca de mensagem entre processos e administração de pacotes. Além disso, possui ferramentas e bibliotecas para obter, construir, escrever e executar código de maneira distribuída. ROS pode ser considerado bastante similar com o ‘robot frameworks’.
Objetivos
Com a existência de vários sistemas operacionais para robôs, a pergunta que surge é o porque de outro SO ou ainda “No que o ROS difere so SO X”, onde X é outro SO voltado para robótica. Esta é uma pergunta difícil de ser respondida uma vez que o objetivo do ROS não é se tornar um framework com todas as funcionalidades conhecidas. Ao invés disso, o objetivo principal do ROS é suportar reuso de código na pesquisa e desenvolvimento da área da robótica. ROS é um framework distribuído de processos (Nós) que habilita executáveis a serem individualmente projetados e com baixo acoplamento com o sistema em tempo de execução. Estes processos podem ser agrupados em pacotes e pilhas, que podem ser facilmente compartilhadas e distribuídas.
O Robot Operating System (ROS) é uma estrutura flexível para escrever software robô. É uma coleção de ferramentas, bibliotecas e convenções que visam simplificar a tarefa de criar comportamento do robô complexa e robusta através de uma ampla variedade de plataformas robóticas.
Por quê? Como a criação verdadeiramente robusto, software de uso geral robô é difícil. Da perspectiva do robô, problemas que parecem triviais para os seres humanos, muitas vezes variam muito entre as instâncias de tarefas e ambientes. Lidar com essas variações é tão difícil que nenhum