LAboratorio espaciais
Os laboratórios químicos espaciais, são bases acopladas as estações espaciais onde os cientistas registram e analisam os dados e amostras coletados, também servem para reciclar e tratar os resíduos produzidos na estação, principalmente o O2 e o H2O permitindo a permanência prolongada dos astronautas no espaço. Cada plataforma tem seu estilo de laboratório e cada um funciona de maneiras diferentes.
Uma das principais bases, é a Estação Espacial Internacional ( EEI ), essa base começou a ser construída em 1998 pela ASC, ESA, JAXA, ROSKOMOS e pela NASA e entrou em pleno funcionamento em 2011 na missão STS-135. O objetivo da EEI é realizar uma pesquisa de exploração do espaço para conhecer melhor o sistema solar; coletar matérias para serem analisados nos laboratórios químicos espaciais; Ajuda á compreender a atmosfera , além de ser utilizado para experimentos espaciais os laboratórios dataram a idade do planeta Terra por meio da análise de meteoritos.
Um laboratório químico espacial muito conhecido na comunidade cientifica é o robô que foi à Marte conhecido como Phoenix que pousou em marte no ano de 2008 ( após 10 meses de viagem ), com o Phoenix, cientistas tiveram a possibilidade de analisar a composição química de rochas , do solo marciano, por meio de dois tipos de microscópios acoplados no laboratório : um microscópio óptico e outro de força atômica, além disso foi possível fazer a analise da atmosfera do planeta vermelho, medir sua temperatura e sua pressão. Uma curiosidade é que Phoenix além de braços mecânicos, furadeiras que permitiam a perfuração das rochas.
Uma importante estação espacial foi a SKYLAB lançado em 1973, foi a primeira estação espacial americana com um laboratório químico acoplado. Suas principais descobertas foram os buracos dentro da coroa solar, estudos em microgravidade e os efeitos da longa permanência de seres humanos no espaço.
A principal