kkkkkkkkkkkkk
A determinação social da cárie dental, relacionada aos aspectos econômicos e comportamentais, vem sendo enfatizada em alguns estudos. Atitudes positivas em relação à saúde bucal, nível de renda e escolaridade do chefe da família, têm sido apontadas como aspectos importantes na experiência de cárie dos indivíduos.
A cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias. A desmineralização dos tecidos dentais (esmalte, dentina oucemento) é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose.
A cárie dental é uma doença que destrói os tecidos duros do dente e tem causas múltiplas, entre as quais: a placa bacteriana cariogênica, a quantidade e a qualidade de saliva, a dieta, fatores biológicos inerentes ao indivíduo e outros relacionados à idade, à conduta e à disponibilidade de cuidados de saúde.
No desenvolvimento da cárie interatuam as bactérias aderidas à superfície dentária, que transformam em ácidos os hidratos de carbono da dieta, a capacidade neutralizadora da saliva, a quantidade de açúcares ingerida diariamente, os hábitos de higiene bucal, as proprindades físico-químicas do esmalte dentário, os fatores imunitários e as medidas preventivas adotadas. Todos esses fatores interatuam nos processos de desmineralização e remineralização constantes que ocorrem no tecido dentário da cavidade bucal.
A cárie dentária é uma