A escola que ensina
Sobre Avaliar
Questões
1- Eu assisti o documentário criança, a alma do negocio e me fez refletir o quanto as crianças são alvo do mercado, pois tudo que lançam geram um marketing visando consumismo infantil.
A escola de educação infantil pode contribuir fazendo a conscientização dos pais primeiramente em reuniões explicando a importância da infância, resgatando as brincadeiras que os pais brincavam na infância e incentivando brincarem com os seus filhos.
Eu como professora de educação infantil em sala de aula posso trabalhar em rodas de conversas : A importância do brincar na infância, o faz de conta as brincadeiras, conscientizando os meus alunos que as brincadeiras de rua onde se utiliza muitas vezes apenas o corpo é muito mais divertido do que brinquedos caros e virtuais o contato humano é melhor do que de maquinas.
Com os meus alunos em sala de aula iria confeccionar brinquedos com sucatas ensinando a importância de reciclar e o prazer em confeccionar o seu próprio brinquedo.
Quando percebesse que os meus alunos já tivessem perdendo a essência da infância lutaria bravamente para resgata- los.
2- Chamamos de atividade livre onde a criança escolhe qual o tipo de brincadeira deseja realizar no solário.
Registro: Era uma tarde ensolarada resolvemos fazer integração com o BI minha sala é BII saímos todos para o solário com uma caixa de brinquedos que continham panelinhas, vassouras, carrinhos, e peças de encaixe.
Num cantinho havia quatro crianças brincando de faz de conta fiquei observando atentamente os alunos tem faixa etária de 1 ano a 2 anos. Um menino se referiu que era o pai pegou uma boneca deu banho na sua filha enxugou, trocou de roupa enquanto isso a menina fazia o jantar assim dizia ela, fizeram a refeição e foram se deitar abraçadinhos. Observei que as crianças imitam as atitudes dos pais perfeitamente nas brincadeiras.
Um segundo grupo estava embaixo da arvore apenas observando os pássaros imitavam os sons dos