kinder
Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contiguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimaticas similares e historia compartilhada de mudanças, oque resulta em uma diversidade biológica própria.
Cada bioma é composto de diversos ecossistemas, e dentro de cada bioma os ecólogos distinguem formas típicas, com a referencia geográfica da área originalmente ocupada pelo bioma.
Não se pode esperar uma mesma fisionomia para áreas tão extensas, ou de latitudes e altitudes tão variadas como as da Mata Atlântica. Veremos, portanto, algumas das formas típicas de cada bioma.
Bioma Amazônia
Maior corpo florestal na região intertropical, a Amazônia estede-se, no Brasil, por cerca de 4,2 milhões de quilômetros quadrados, quase metade da área do país.
Em 1994 a Amazônia brasileira sofreu um desmatamento extraordinário, de quase 30 mil quilômetros quadrados, mantendo nos anos seguintes, entre 1995 e 2001, uma média anual aproximada de 15 mil quilômetros quadrados. Entre 2002 e 2008 essa média se manteve ao redor de 25 mil quilômetros quadrados, levando à perda acumulada de habitats de quase 19%. A tabela 2.2 mostra a variação no período 1994-2008.
A característica marcante da Amazônia é ter grande quantidade de chuvas constantes ao longo do ano, sempre com temperaturas elevadas, geralmente acima dos 25 °C – não sendo raro atingir a marca de 40 graus. Ou seja, a umidade relativa do ar é sempre muito elevada.
Umidade relativa:
Normalmente expressa em percentagem, indica a quantidade de vapor de água em relação à capacidade do ar de retê-la na mistura gasosa: ao atingir 100% de umidade relativa, o ar não pode reter vapor de água adicional.
A floresta Amazônia se estende do Atlântico, a leste aos contrafortes dos Andes a oeste, e é limitada ao norte e ao sul por formações mais secas. A Amazônia ocupa parte da bacia do Orenoco, na Venezuela, Colômbia