A origem do kinder ovo
Tem origem na Itália, onde apareceu pela primeira vez em 1974. A empresa estabeleceu-se, principalmente, na Europa, ainda que tenha, também, uma presença significativa em alguns países da Oceania, América Latina e na Rússia. Além dos vários brinquedos, é lançado, frequentemente, colecções de figuras pintadas à mão com um determinado tema e por tempo limitado, como a recente série Os Simpsons, lançada na Alemanha. Nos últimos anos também introduziram-se "surpresas da Internet" que consistem num código, fornecido ao lado da surpresa que vem nos ovos da Kinder, deverá introduzir-se o código no síte da Internet da Kinder, onde normalmente abre um mini-jogo.
O chocolate sempre trabalhou com a lógica da expectativa, criando uma legião de colecionadores que consomem diariamente mais de 5 milhões de ovinhos em todo o mundo.
Em 1974, a empresa pensou lançar um produto que estivesse ligado ao ovo de Páscoa e literalmente mantivesse a magia da data todos os dias do ano. E assim o Kinder se transformou em ovo. O diferencial foi a inserção de uma surpresa embalada em uma cápsula amarela dentro do chocolate. A ideia básica era realizar três desejos de uma só vez: chocolate, brinquedo e surpresa. Assim, o Kinder Ovo – ou Kinder Surprise, em alguns países – se espalhou pelo mundo. Kinder Ovo, já lançou mais de 15.000 surpresas diferentes pelo mundo.
Os brinquedos são elaborados por designers; muitas vezes, freelancers famosos são contratados para projetos especiais e as peças são produzidas por diversas empresas, o que permite ter brinquedos diferenciados. Existem edições especiais temáticas de acordos com certos feriados mundiais. Na Itália, por exemplo, durante o Natal e Páscoa são lançadas surpresas temáticas altamente colecionáveis e populares no país. Logo em 1975, as figuras de metal passaram a ser um dos brinquedos – por sinal, um dos mais decepcionantes para muitos colecionadores que passavam minutos verificando o peso do ovo, com o