Monografia
“IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREDIAL PREVENTIVA E AS
FERRAMENTAS PARA SUA EXECUÇÃO”
RESUMO
O presente trabalho estabelece a as vantagens da prática da manutenção preventiva em detrimento da corretiva em edificações em geral. Isso é feito através da análise das questões legais e econômicas que rodeiam o assunto. Em um segundo momento, o trabalho apresenta as ferramentas comumente utilizadas para a realização da manutenção predial preventiva. A conclusão do trabalho se apóia, novamente, nos aspectos econômicos e legais para reafirmar as vantagens da prática de um plano de manutenção preventiva.
Palavras-chave: manutenção predial; manutenção preventiva; edificação
1. INTRODUÇÃO
Um imóvel é planejado e construído para atender seus usuários por muito tempo.
Para que esta expectativa seja concretizada, torna-se primordial a prática constante da manutenção preventiva deste bem. Infelizmente, essa prática ainda não é muito difundida no Brasil, ou seja, quando se fala em imóveis, poucos são os usuários que realizam a manutenção preventiva tão adequadamente quanto o fazem para outros bens, como automóveis, equipamentos eletrônicos etc.
A prática sistemática da manutenção preventiva em uma edificação reduz os custos de ações corretivas que, embora às vezes imprescindíveis, geralmente representam gastos que poderiam ter sido evitados. É importante ressaltar, no entanto, que a manutenção preventiva de um imóvel não deve ser feita de maneira improvisada ou informal. Ela exige planejamento e deve ser entendida como um serviço técnico, executado por empresas especializadas e/ ou por profissionais treinados adequadamente para tal.
Do ponto de vista do proprietário, a manutenção adequada – preventiva – em seu imóvel traz inúmeros