Residencia solidária
NA KINDER
Trabalho de conclusão da disciplina de Gestão Social e Desenvolvimento do curso de Administração da Universidade
PORTO ALEGRE
2012
Sumário RESUMO 4 INTRODUÇÃO 5 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 8 CONCLUSÃO 11
RESUMO
Durante a cadeira de Gestão Social e Desenvolvimento, nos foi proposto que escolhêssemos alguma instituição social e junto dela desenvolvêssemos um projeto que a auxiliaria em alguma dimensão proposta em sala de aula (Cognitiva, Política, Técnica, Econômica, Social ou Financeira). Após uma breve discussão em grupo, escolhemos a Kinder, por termos um contato lá dentro julgamos que seria mais fácil o nosso acolhimento por parte da instituição. E estávamos certas. A Kinder é uma instituição que acolhe crianças de 0 até 24 anos, com algum tipo de deficiência (física e/ou mental) e proporciona a elas atividades de habilitação, reabilitação e alfabetização. Todas as crianças são carentes e os pais não teriam condições de pagar esse tipo de tratamento.
Como proposto na cadeira, a instituição deveria ser sem fins lucrativos e de cunho social e a Kinder se mantém graças a doações de empresas e pessoas físicas. Atendendo hoje cerca de 300 crianças, estão na fila de espera, aproximadamente mais 120 crianças. Sem capacidade física de atender a todos, a Kinder tem um espaço que comportaria mais um prédio, entretanto não possui verba suficiente para construí-lo.
Foram cogitadas algumas hipóteses de projetos para ajudar a instituição, mas por termos um tempo relativamente curto entre a elaboração, o planejamento, colocar as ações em prática e analisar o resultado do projeto, optamos por proporcionar um momento de alegria e descontração para as crianças, nos responsabilizando em conseguir fundos para comprar os cupcakes da festinha de Natal deles, abordando, nesse caso, a dimensão Social estudada em aula.
INTRODUÇÃO
A Kinder é uma entidade filantrópica que realiza atendimento interdisciplinar