Kefir
KEFIR, ALIMENTO NATURAL
Novo Hamburgo, outubro de 2010.
RESUMO
Problemas comuns como a disfunção intestinal, acne, problemas de pressão, podem ter como solução um fator comum, o Kefir (ou quefir). Ele auxilia no tratamento ao combate dos problemas mais simples, até os mais complexos, ou que trazem maiores riscos à saúde, além de trazer em sua composição o kefiran, um polissacarídeo que quando testado em animais, foi observado grande resposta imunológica anti-tumor.
O kefir tem como seus primeiros usuários um povo habitante do norte das montanhas do Cáucaso, há cerca de 4000 anos, que mantiveram em segredo os seus benefícios. Mas por volta de um século atrás, a “descoberta” do kefir foi espalhada pela Rússia. Embora seja de difícil industrialização por não serem encontradas as mesmas condições de quando começou a ser utilizado, em alguns países são feitos estudos e já é possível que o kefir seja obtido em indústrias, uma boa oportunidade para ser comercializado. Por isso, atualmente, por exemplo, no Brasil, seu conhecimento não seja tanto, e a única maneira, ou a mais conhecida, que se possam conseguir os grãos de kefir seja por doação. Doação que pode ser contestada por parte das pessoas, devido condições de higiene, porém já foram feitos experimentos onde se induzia uma contaminação com coliformes fecais, e observou-se que três dias após, as amostras infectadas já estavam sem nenhum vestígio da contaminação.
Embora muito seja dito, os estudos científicos que existem sobre esse probiótico existem, porém são poucos. Mas sem dúvida, a bebida de leite fermentado, que pode ter um toque especial com o acréscimo de canela e açúcar mascavo, pode ser incluindo na dieta de pessoas que buscam melhoras em problemas específicos, e também pessoas que procuram melhorias na qualidade de vida.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PLANO DE PESQUISA
2.1 Tema e delimitação
2.2 Exposição