Kazuyo sejima e ryue nishizawa
Kazuyo Sejima nasceu em Ibaraki no Japão em 1956. Formou-se pela Japan Women’s University em 1981. Começou a trabalhar no escritório de Toyo Ito, em Tóquio. Em 1987 montou o escritório Kazuyo Sejima Architect & Associates. Em 1995 montou a SANAA (Sejima e Nishizawa and Associates) em parceria com Ryue Nishizawa.
Sejima foi a primeira mulher nomeada para ocupar a posição de Diretora do Setor de Arquitetura de Bienal de Veneza, para o qual ela curou a 12ª Exposição Internacional de Arquitetura, realizada em 2010.
Sejima também leciona como professora visitante na Universidade de Arte de Tama e na Universidade de Keio, em Tóquio. Juntamente com Nishizawa, de 2005 a 2008, ela ocupou a Cátedra Jean Labatut na Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, em New Jersey nos Estados Unidos, onde ela também atuou no conselho consultivo por vários anos.
Ryue Nishizawa
Ryue Nishizawa nasceu em 1966 em Kanagawa, ao sul de Tóquio. Graduou-se no Yokohama National University com mestrado em Arquitetura em 1990.
SANAA
A SANAA é uma firma de arquitetura localizada em Tóquio. Juntos já receberam vários prêmios, dentre eles o notório premio Pritzer 2010. Possuem projetos no Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Entre eles, estão o translúcido prédio da Christian Dior em Tóquio, o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo, em Ohio e o Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.
Trechos de comentários do júri:
”Os edifícios de Sejima e Nishizawa parecem realmente simples. Os arquitetos têm uma visão das edificações como um todo, onde a presença física recua e forma uma espécie de ‘pano de fundo’ para pessoas, objetos, atividades e paisagens. Eles exploram como poucos as propriedades fenomenais do espaço contínuo, da luz, da transparência e da materialidade, com o objetivo de criar uma síntese sutil. A arquitetura de Sejima e
Nishizawa (…) buscam