kazuio
1009 palavras
5 páginas
Biografia[editar | editar código-fonte]Depois de estudar na Universidade de Mulheres do Japão e trabalhar no escritório de Toyo Ito, em 1987, Kazuyo Sejima fundou a Kazuyo Sejima and Associates. Em 1995, ela fundou uma empresa com sede em Tóquio, a SANAA (Sejima e Nishizawa and Associates), juntamente com seu ex-empregado Ryue Nishizawa. Sejima foi nomeada Diretora do Setor de Arquitetura da Bienal de Veneza, para o qual ela curou a 12.ª Exposição Internacional de Arquitetura, realizada em 2010. Ela foi a primeira mulher selecionada para esta posição. Ainda em 2010, ela foi premiada com o Prêmio Pritzker, em conjunto com Ryue Nishizawa.
O SANAA possui projetos no Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Entre eles, estão o translúcido prédio da Christian Dior em Tóquio (Japão), o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo, em Ohio (EUA), e o recém-inaugurado Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.
Carreira acadêmica[editar | editar código-fonte]
Sejima leciona como professora visitante na Universidade de Arte de Tama e na Universidade de Keio, em Tóquio. Juntamente com Nishizawa, de 2005 a 2008, ela ocupou a Cátedra Jean Labatut na Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, em Princeton, Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde ela também atuou no conselho consultivo por vários anos.
Os arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, sócios do escritório SANAA, venceram o Pritzker 2010, anunciado neste domingo (28). Esta é a terceira vez que o prêmio de arquitetura é concedido a dois arquitetos simultaneamente.
Considerado o Nobel da arquitetura, o Pritzker foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt para homenagear, em vida, um arquiteto cuja obra demonstre qualidades como talento, visão e compromisso, e traga uma contribuição significativa para a humanidade e para o ambiente construído.
Segundo o júri da premiação, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa foram