Katia
O etanol é uma substancia depressora do SNC e afeta diversos neurotransmissores no cérebro, entre eles, o ácido Gama- aminobutírico (GABA) e o glutamato Gaba.
O ácido gama-Amini-butírico é o principal neutransmissor inibitório do SNC, existem dois tipos de receptores deste neurotransmissor: o Gaba- alfa e o Gaba –beta, dos quais , apenas o Gaba –alfa é estimulado pelo álcool, é ainda mais inibitório no cérebro, levando ao relaxamento e sedação do efeito do organismo http://www.cisa.org.br/artigo/229/alcool-sistema-nervoso-central.php Diversas partes do cérebro são afetadas pelo álcool , tais como aquelas responsáveis pelo movimento, memoria, julgamento e respiração.
O cerebelo é dividido em três partes: Lobo floculonodular ou vestibulocerebelo: principal função é a manutenção do equilíbrio e suas projeções.
Lobo anterior: responsável pela postura , pelo movimento dos MMII( membros inferiores) provêm tendões dos membros e dos músculos.
Lobo superior ou neocerebelo : responsável pela coordenação dos movimentos finos iniciados pelo córtex cerebral.
http://www.fcnoticias.com.br/regiao-do-cerebro-responsavel-pelo-equilibrio/
Vejamos a concentração do álcool no nosso sangue como cérebro reage aos efeitos: Estagio do álcool
Levamos 1 hora para processar 14mg de álcool, o equivalente a 150 ml de vinho. Abaixo :(g/100 ml de sangue).
0.01-0.05 / estagio - subclínico - sintomas – normal
0.03-0.12/ estagio- euforia- sintomas- euforia leve, torna-se mais falante, aumento de auto-confiança , desinibição, diminuição de atenção.
0.09-0.25/ estagio- excitação- sintomas- prejuízo de percepção, memoria e compreensão, sonolência, diminuição das respostas sensitiva e retardo da resposta reativa.
0.18-0.30/ estagio- Confusão- sintomas- desorientação, confusão mental e adormecimento. Apatia e letargia.
0.25-0.40/ estagio- Imovel/paralisado- sintomas