Ergonomia - KATIA
O primeiro problema é referente ao aspecto organizacional, que gera um rítimo excessivo de trabalho que acaba gerando estresse físico e psíquico. Katia tem mais atividades do que pode dar conta e ainda trabalha sob pressão de clientes. Alé disso existe a dificuldade com o software, e a interface inadequada do computador, o que a faz sentir o cansaço visual.
Depois seguimos para os problemas de posturas incorretas, que ela está sujeita ao utilizar a mesa muito baixa e a cadeira que não possui regulagem de altura, além disso a falta de espaço na mesa não deve ajudar na postura ideal das maos. Por isso ao final do dia Kátia sofre com dores na coluna e ombros.
Para ajudar a impressora fica longe do seu posto de trabalho, fazendo com que a funcionária tenha que andar, gerando dores nos pés.
Para resolver os problemas com posturas incorretas, vamos ultilizar o método de substituição, onde podemos substituir os elementos que causam problemas por móveis que estejam adequados aos padrões ergonomicos, além da aquisição de outra impressora. É necessário um pequeno investiento, mas que terá um retorno muito rápido.
Para os outros problemas é necessário algumas medidas administrativas, como configuração e monitoramento da interface, troca ou treinamento eficiente do software. E realizar um estudo de todas as tarefas e da mão de obra disponível, com certeza essa desorganização das atividades não causam apenas danos a ergonomia, mas também no rendimento e eficiencia. Então é muito válido ter outras áreas involvidas nessa analise. Uma sugestão seria rodízios e alternancias de funcionários e atividades, isso amenizaria a exposição da pressão que eles recebem.