ORGANIZA O FUNCIONAL
A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Com a organização funcional, o mestre de produção tornou-se um especialista em assuntos de produção, deixando de ser procurado pelos operários para cuidar de outros problemas.
Característica:
-Autoridade funcional ou dividida.
-Linhas diretas de comunicação.
-Descentralização das decisões
-Ênfase na especialização
Vantagens:
-Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos: permite a cada órgão ou cargo concentra-se total e unicamente sobre o seu trabalho e a sua função.
- Permite a melhor supervisão técnica possível: cada órgão ou cargo reporta-se a “experts”em seu campo de especialização.
-Desenvolve comunicação direta: sem intermediações, a comunicação fica mais rápida e menos sujeitas a distorções de transmissão.
-Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.
Desvantagens:
-Perda de autoridade de comando: traz como conseqüência uma enorme dificuldade dos órgãos, os cargos superiores em controlar o funcionamento do órgão ou cargos inferiores.
Subordinação múltipla: nem sempre os órgãos sabem exatamente a quem recorrer para resolver determinados assuntos. Isso leva a perda de tempo e a confusões imprevisíveis.
-Tendência a concorrência entre especialistas: perda da visão de conjunto a organização e a uma tendência de defender o seu ponto de vista em detrimento dos pontos de vista de outros especialistas.
- Tendência a tensão e conflitos: a competição e a concorrência dentro da organização leva a tensões e conflitos entre os especialistas. Daí a animosidade, sentimento de oposição e resistência à cooperação..
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Podemos observar que mediante análise a empresa pesquisada, (Applebbes Comércio de Alimentos LTDA) é organizado