Guerra Fria
O que foi: Foi uma guerra ideológica entre o socialismo e o capitalismo. Ela recebeu o nome Fria pq não houve conflito armado só ameaças.
Período: Teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).
Conflitos: Os acontecimentos que agravaram o clima de Guerra Fria foram a questão de Berlim, a guerra da Coreia, a sublevação húngara de 1956, a guerra da Indochina que, mais tarde, se desenvolveu com a guerra do Vietname, e a crise de Cuba.
Corrida armamentista - invenções: Dois países, Estados Unidos e União Soviética, disputavam poder tanto em armas quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo foguetes. Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua.
Corrida espacial - conquistas: Entre 1957 e 1975, a rivalidade entre as duas superpotências durante a Guerra Fria focou-se em atingir pioneirismos na exploração do espaço, que eram vistos como necessários para a segurança nacional e símbolos da superioridade tecnológica e ideológica de cada país.
Cusiosidades: > Durante um período mais calmo da Guerra Fria, foi instalado o chamado "telefone vermelho", uma forma de comunicação direta da Casa branca com o Kremlin (na URSS).
> Nos Estados Unidos, iniciou-se uma prática (chamada de marcathismo) de acusar e colocar adversários políticos em problemas sérios apenas alegando que eles eram comunistas. Muita gente rodou nesta história, e as acusações eram tão aleatórias e constantes que o aparelho de estado não conseguia dar conta das investigações
> Até Charlie Chaplin foi injustamente expulso dos Estados Unidos porque o J. Edgar Hoover o acusava de comunista e de passar mensagens comunistas em seus filmes.
> Alastrou-se a lenda que "comunista comia criancinha"
Consequências e desfecho do conflito: Como conseqüência houve uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficava abandonada.