Teologia indigena
Newton Gabriel de Andrade Bervian
Teologia Indígena
Xaxim
2012
Newton Gabriel de Andrade Bervian
Teologia Indígena
Trabalho apresentado a disciplina de Ensino Religioso como requisito para a aprovação do componente. Professor Edinei Grison.
Xaxim
2012
Introdução
Quando da chegada de Pedro Alvares Cabral, os Índios Já habitavam essas terras a muitos anos. Vistos inicialmente como um povo sem fé, sem lei e sem rei eles mostraram ao longo do tempo uma sabedoriamilenar e uma grande identidade étnica. Ir mais fundo e conhecer as expressões religiosas dos povos indígenas nos permite entender melhor sua cultura e eliminar preconceitos. É por meio das crenças, dos costumes e rituais que os índios encontram um sentido de existência e de distinção às tribos. O presente trabalho se refere a Teologia Indígena para tentar explicar melhor o índio e suas memorias.
1.Teologia Indígena
1.1 Contexto Geral
As estruturas das religiões indígenas permitem o equilíbrio entre o homem e o meio psíquico. A harmonia do índio entre a Mãe-Terra é uma condição indispensável para sua sobrevivência e um elemento indispensável para seus ritos. Essas religiões caracterizam-se pela praticidade, pois tudo vira em torno do sagrado. O cotidiano de vida indígena esta ligada a religião. As tradições religiosas são diferentes entre si, pois há uma diversidade de culturas, línguas, e ritos. As praticas religiosas caracterizam-se por ritos de defumação,entoação de cantos, o uso de instrumentos musicais e o uso de remédios extraídos de plantas e ervas. Em algumas tribos, a ideia de Deus é compreendida como um ser natural, bondoso e que esta em paz com todos os seres. Alguns acreditam em um mundo povoado por espíritos, tais como o das florestas, das plantas, Maíra o espirito criador etc. Entretanto a maioria acredita em heróis místicos, que ensinaram os costumes e ritos. O texto sagrado é transmitido na forma oral. São