Formata O
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
JUNDIAÍ
2015
COLABORADORES
BRENDALYN MILAN ROCHA – RA: C132BH-0
BRUNA SANCHES– RA:C0360G1
JESSÉ GONÇALEZ – RA: C19970-2
ANDRESSA NAIARA FERREIRA– RA: C107FA-7
THAÍS FERNANDA VIEIRA– RA: C1047D-3
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E EST
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA IV – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professor do semestre.
JUNDIAÍ
2015
Sumário
2.2.2 IDENTIFICAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA/ organização 19
2.2.3 ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS 21
INTRODUÇÃO
1. Fundamentação Teórica
Estrutura Organizacional
“Organização é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.” Afirma Patrick Montana em Série Essencial- Administração.
Segundo Montana, há duas teorias de organização: A primeira, chamada: Teoria Organicista, a mesma considera a empresa como sendo um organismo e a segunda, chamada: Teoria Comportamentista, onde entende a empresa como sendo a reunião de pessoas.
A organização, significa o processo administrativo de organizar, ou melhor, de criar organismos econômicos, comumente chamados de empresas. As empresas comerciais, indústria, bancárias, agrícolas etc. são consideradas organismos econômicos, com seus diversos órgãos (os órgãos são seus departamento divisões, seções e setores de serviços), tais como a diretoria, o departamento de produção, a divisão administrativa, a seção de vendas, os serviços de pessoal. Considerando a empresa como um organismo econômico, a estrutura organizacional compreende o arranjo ou agrupamento de todos os seus órgãos (departamentos, divisões, seções) formando um todo ou conjunto, de acordo os modelos ou tipos de