ATPS CONTABILIDADE INTERMEDIARIA ETAPAS 1 e 2
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Santo André
2012
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Intermediária do curso de Administração, Turma 4ªA Noturno, da Faculdade Anhanguera sob orientação do Profª. Mestre Eliel.
Santo André
2012
ETAPA I.
Aula Tema: Apuração do Resultado do Exercício (ARE)
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Etapa 2
Aula- tema: Regime de Competência e Regime de Caixa
Passo 2
RESENHA
Regime de competência contábil
O reconhecimento das receitas é um dos itens básicos da contabilidade que deve ser utilizado para permitir que as informações financeiras sejam avaliadas corretamente. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser considerado em qualquer alteração patrimonial.
Considerando o regime de competência, os efeitos financeiros das transações devem ser reconhecidos nos períodos em que acontecem, independente de terem sido recebidos ou pagos.
Este método permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos).
As demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência permitem uma visão mais ampla aos usuários, informando não somente a respeito das transações passadas, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.
Portanto, garantem que as informações sobre transações passadas e outros eventos, auxiliem os usuários na tomada de decisões econômicas.
Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.
Reconhecimento das receitas
As receitas consideram-se realizadas:
1.