Karl Marx resumo de conceitos 1
Karl Marx (1818-1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício. Marx previu que o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema: o socialismo.
Sistema capitalista:
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos
Meios de produção Os meios de produção são os instrumentos e ferramentas utilizadas no processo de produção. Um exemplo de meio de produção são as máquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas. Elas transformam os tecidos em mercadorias.
No sistema capitalista, os meios de produção são posse de uma classe social denominada burguesia. A tese defendida pelos socialistas é a de que os meios de produção e as fábricas (ou a terra, no caso da agricultura) devem pertencer somente aos trabalhadores
Materialismo histórico
O materialismo histórico é uma abordagem ao estudo da sociedade, da economia e da história. A tese do materialismo histórico defende que a evolução humana, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem".
Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismo os servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operária pela burguesia.
Visão de mundo – Materialismo histórico-dialético:
Marx é materialista, ou seja, crê que a