An lise sobre as pe as de publicidade distribuidas em portas de faculdade
Ana Paula Alves de OLIVEIRA2
Bruno Andrew Furtado de SOUSA3
Gabriela Cardoso LEITÃO4
Henrique Nazar RABELO5
Henrique Ramalho ANTUNES6
Kathleen Neiva BISPO7
Nayara Adriana dos SANTOS8
Sônia Aparecida Martins LAZZARINI9
Centro Universitário Newton, Belo Horizonte, MG
RESUMO
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise técnica das peças gráficas distribuídas nas portas de faculdades de Belo Horizonte para promoção de eventos, a fim de compreender como elementos de composição das peças tais como cores, estilo de redação, tipografias empregadas, composição de layout, técnicas de impressão e perfil do público das peças, influenciam na recepção da mensagem veiculada e a função de casa elemento no processo criativo. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas e observação de peças coletadas na porta de faculdades da cidade de Belo Horizonte, identificando assim padrões de estilo e aplicação de técnicas para impactar os leitores da peça de divulgação.
PALAVRAS-CHAVE: recepção de mensagem; técnica de impressão; cor; tipografia; processo criativo.
INTRODUÇÃO
É muito comum encontrarmos em portas de faculdades pessoas distribuindo peças gráficas, tais como flyers e panfletos usados para divulgação de festas, casas noturnas ou quaisquer eventos que possam ser de interesse do público universitário. Tão grande quanto a variedade de estilos encontrados nas universidades, tem-se a variedade de estilo de panfletos distribuídos, pode-se encontrar de anúncios de festas de bairro à eventos oficiais patrocinados por grandes marcas.
Com o intuito de compreender como se dá o processo criativo desses materiais, este estudo foi desenvolvido para compreender as técnicas utilizadas na criação desses produtos e identificação de padrões de criação, bem como a importância do objetivo de comunicação e do público-alvo no processo criativo. Para tanto, buscou-se referência