MICROBIOLOGIA I
Micro = muito pequeno
Bio = vida, organismos vivos
Logia = estudo
Portanto, a microbiologia é o estudo de organismos vivos muito pequenos, chamados de microorganismos. E quais são estes microorganismos? Bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários. Sendo que estudaremos apenas as bactérias, fungos e vírus.
Acelular: Vírus.
Celular: Bactérias e fungos (além dos outros que não serão estudados...).
*Seres Procariontes = Reino Monera = Bactéria.
**Estruturas de uma célula procarionte: Cápsula, P.C., M.C., citoplasma, nucleóide, mesossomo, ribossomos e inclusões citoplasméticas, flagelo e fímbrias.
Podem produzir ou se transformar em esporos, para sobrevivência.
*Seres Eucariontes = Reinos Protista, Fungi, Animal e Vegetal = onde focalizaremos apenas os fungos.
**Estruturas de uma célula eucarionte: M.C., núcleo verdadeiro, citoplasma, diversas organelas, algumas podem ter P.C., flagelos e cílios.
- A maioria só é vista ao microscópio.
- Uma baixa porcentagem destes microorganismos é considerada patogênica, ou seja, capaz de causar doenças (3%). Os outros são benéficos, oportunistas ou não prejudiciais (97%).
- Há os microorganismos presentes na superfície ou no interior de um organismo normalmente saudável, formando a microflora ou microbiota endógena. Traz de benefício o impedimento, a redução ou a inibição do crescimento dos patógenos no seu ambiente. Não é de interesse da microbiota ter um competidor ameaçando seu espaço e seu alimento. Além disto, naturalmente, a microbiota secreta substâncias, toxinas e antibióticos, decorrente de seu próprio metabolismo e que são úteis para combater os tais patógenos.
- Quando a resistência do organismo ou hospedeiro está baixa (imunodeprimido) e as condições de crescimento são favoráveis, a própria microbiota, até então normal, invade o lugar errado (que não é o dela), causando as doenças infecciosas, sendo chamados de patógenos oportunistas.
Os microorganismos também têm a sua utilidade pública,