Microbiologia Resumo I Crescimento bacteriano
Resumo I - Microbiologia
Tortora
Fatores necessários para o crescimento
OO crescimento de uma população é o aumento do número de células
Tanto os fatores físicos como os químicos são necessários para o crescimento.
Fatores físicos necessários
Os microrganismos são classificados, conforme as preferências nas variações na temperatura de crescimento, em psicrófilos (vivem em baixas temperaturas), mesófilos (vivem em temperaturas moderada) e termófilos (vivem em altas temperaturas).
A temperatura mínima de crescimento é a temperatura mais baixa que permite o crescimento da espécie; a temperatura ótima de crescimento é aquela em que o organismo melhor se reproduz; a temperatura máxima é a maio temperatura em que o crescimento da espécie ainda é possível.
A maioria das bactérias cresce melhor entre os valores de pH 6,5 e 7,5.
Em solução hiper-tônica, a maioria dos microrganismos entra em plasmólise. Os organismos halofílicos, no entanto, podem tolerar elevadas concentrações de sais.
Fatores químicos necessários
Todos os organismos necessitam de fonte de carbono. Os organismos químio-heterotróficos utilizam moléculas orgânicas e os auto-tróficos usam tipicamente dióxido de carbono.
O nitrogênio é necessário para a síntese de ácidos nucleicos e proteínas. O nitrogênio pode ser obtido pela decomposição de proteínas ou da transformação de NH4+ em NO3-. Poucas bactérias realizam a fixação do nitrogênio (N2).
Os microrganismos são classificados como aeróbicos obrigatórios, anaeróbicos facultativos, anaeróbicos obrigatórios, anaeróbicos aerotolerantes e micro-aerófilos em relação ás necessidades de oxigênio para o crescimento.
Os organismos aeróbicos, anaeróbicos facultativos e anaeróbicos aerotolerantes devem conter as enzimas superóxido dismutase (2 O2 + 2 H = O2 + H2O2) e catalase (2H2O2 2 H20 + O2) ou peroxidase (H2O2 + 2 H+ = 2 H2O).
Outros elementos químicos necessários para o crescimento são enxofre, fósforo, oligoelementos, e para