Relatório de microbiologia
O conhecimento das condições favoráveis é requerido para a quantificação, fermentação ou produção de proteínas unicelulares. As condições desfavoráveis ao crescimento são requeridas para a preservação dos alimentos.
Das muitas espécies que podem ser encontradas inicialmente em alimentos só umas poucas tem capacidade fisiológica de multiplicar-se massivamente nas condições concretas que o alimento oferece e que o meio ambiente permite.
O ambiente externo (macro ambiente) se relaciona com o microambiente em que o microrganismo existe. Existem muitos microambientes com diversas condições em um alimento e ele está mudando constantemente. As reações catalisadas por enzimas naturalmente presentes no alimento resultam em geração de calor, uso de O2 atmosférico, liberação de CO2 e outros gases. Estas mudanças afetam os processos dos sistemas microbianos. O microambiente em um alimento líquido é menos heterogêneo do que aquele de um alimento sólido. Os organismos que não possuem habilidade de sobreviver ao estresse oferecido em ambientes desfavoráveis morrem e os que respondem rapidamente as mudanças, sobrevivem.
3
1. INTRODUÇÃO
Os microbiologistas de alimentos precisam conhecer os fatores que influenciam o crescimento microbiano.
Os micro-organismos apresentam grandes diferenças com relação às condições físicas requeridas para o crescimento. Algumas espécies crescem em temperaturas próximas ao ponto de congelamento da água; outras crescem a temperaturas acima dos 100ºC. O oxigênio é um gás que para algumas espécies é essencial, e para outras é tóxico. Para algumas espécies o PH neutro é o ideal, entretanto, existem espécies que toleram valores que variam do alcalino ao ácido.
Desse modo, é de suma importância que os microbiologistas conheçam as condições físico-químicas requeridas por uma determinada espécie bacteriana que está sendo objeto de estudo e que tais condições sejam ajustadas em laboratório para satisfazer as necessidades