Karl Marx, Max Weber ...
Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber
Há vários conceitos com relação aos estudos científicos das relações sociais e a Sociologia, que está pautada nos estudos científicos de grandes pensadores como: Karl Marx, Émile Durkheim, Max weber entre outros, onde, cada um deles trata seus estudos científicos relacionados ao desenvolvimento social de maneira bem peculiar ao que cada um acredita.
1. Karl Max
Karl Max – Nasceu na Alemanha (1818-1883), foi um intelectual considerado um dos fundadores da sociologia, atuou em diversas áreas como: filosofia, economia e história.
Pensador que se destacou muito ao desenvolver seus estudos com relação ao desenvolvimento social a partir da produção, principalmente quando aborda em suas obras como: as lutas de classes quando abordou assuntos como: O capitalismo, Lutas de classes, etc.
1.1 Produção e reprodução na relação social
Para Marx, as relações de produção são as mais importantes e determinantes na relação social, a partir dessa relação todas as demais são favorecidas, como: os valores de família, religião, política, etc.
“Na busca de atender as suas carências, os seres humanos produzem seus meios de vida. Ë nessa atividade que recriam a si próprios e reproduzem suas espécies num processo que é continuamente transformado pela ação das sucessivas gerações”.
Karl Marx tinha como conceito ideológico o trabalho como uma relação de igualdade social, pois ele acreditava que somente através do trabalho o homem é capaz de transformar a si mesmo.
1.2 Classes Sociais e Estrutura Social
A estrutura de uma sociedade, segundo Marx, depende do grau de desenvolvimento de uma sociedade, que somente com as forças de produção e das relações sociais, isso é possível. Além da força de produção que é muito importante à ação dos indivíduos sobre a natureza é fator relevante no seu desenvolvimento, assim como a tecnologia, a divisão de técnicas do trabalho, habilidades e