Karl marx e max weber
1.Explique o conceito de “mercadoria” na obra de Karl Marx, indicando sua relevância para o estudo da sociedade capitalista.
Para Marx “A mercadoria é, antes de tudo, um objeto exterior, uma coisa que, pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. Que essas necessidades tenham origem no estômago ou na fantasia, a sua natureza em nada altera a questão. Não se trata tampouco aqui de saber como são satisfeitas essas necessidades: imediatamente, se o objeto é um meio de subsistência (objeto de consumo) indiretamente, se é um meio de produção.” (MARX, Karl. O Capital. Vol.I, parte I). Pode-se dizer também que se caracteriza como a forma social em que os elementos se apresentam na sociedade capitalista, uma vez que é produzida para o mercado e não para o autossustento. Na sociedade capitalista, o processo de socialização, diferente das outras sociedades, acontece através das trocas, seja pela troca de trabalho interpessoal, ou a troca de mercadorias no mercado. Esse processo é denominado Sociabilidade da troca. Através do processo de produção de mercadoria e circulação destas há a extração de “mais-valia”, essencial para o capitalismo, uma vez que a partir dela se adquire o lucro. Uma mercadoria possui valor de uso e valor de troca e estes se originam na utilidade, que pode variar conforme a pessoa. O valor de troca é determinado pela concorrência e é fruto do trabalho abstrato. O valor de uso é característica do produto e é fruto do trabalho concreto. O mesmo produto pode apresentar diferentes valores de uso relacionados à sua utilidade, mas existe um limite físico para o uso deste.
2. Sintetize e relacione entre si os conceitos de “ideologia” e de “fetichismo da mercadoria” em Karl Marx.
Ideologia na teoria marxista é a falsa interpretação da realidade, uma distorção da imagem pela qual esta se apresenta a nós, impedindo-a de se manifestar de maneira imediata. Quando esta distorção se refere à troca, ela é