Karl heinrich marx (1818-1883) um toque de classicos
KARL HEINRICH MARX (1818-1883)
Foi o terceiro dos 7 filhos de uma família de judeus de classe media em Trier, Alemanha. Estudou em Bonn, Berlim e Iena.
Em 1842 mudou-se para Paris onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de ideias por toda a vida. Mudou-se para Londres onde se dedicou ao estudo das relações econômicas. Durante toda a vida manteve uma intensa produção acadêmica e envolvimento político. Suas ideias eram relativamente pouco conhecidas em vida, mas tornaram-se muito famosas após sua morte, em 1883.
Suas obras mais importantes incluem: O capital, Manifesto do partido comunista, Para critica da filosofia política.
Um toque de clássicos Introdução
A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social e quase tão antiga quanto a humanidade, mas a sociologia como um campo delimitado do saber cientifico, só emerge em meados do sec. 19 na Europa.
ALIENAÇÃO
DIALETICA E MATERIALISMO As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas. ”(p. 25)
“A tradição filosófica dominante na Europa até o início da modernidade pressupunha a existência, além do mundo sensível e histórico, de outra dimensão mais real e povoada de substâncias ou de essências imutáveis que seriam os verdadeiros objetos do conhecimento.”(p. 25)
“A realidade histórica desenvolve-se enquanto manifestação da razão, num processo incessante de auto-superação desencadeado pelo conflito e pela contradição que lhe são inerentes.”(p. 26) “Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos, a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem.”(p. 26)
“Outro tópico