Karl Marx, Max Weber e desigualdade social
LARISSA
KARL MARX, MAX WEBER E DESIGUALDADE SOCIAL
VITÓRIA, 2012
LARISSA
KARL MARX, MAX WEBER E DESIGUALDADE SOCIAL
ESTE TRABALHO FOI REALIZADO PELA ALUNA LARISSA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO TURNO MATUTINO PARA A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS COMO PRÉ-REQUISITO CONHECER MELHOR AS ANALISES DOS SOCIOLOGOS E SUAS TEORIAS.
VITÓRIA, 2012
MAX WEBER
Max weber (1864-1920) foi um sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “ A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Max Weber nasceu em Munique.
Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Comte, Marx e Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “ A Ética Protestante e o Espírito Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.
Weber se ocupa da delimitação do campo de estudo especifico da Sociologia, uma conceituação esquemática do que ele entende por sociedade e do que torna possível a organização social.
Weber era rigorosamente, um historicista, ou seja, está antes preocupado com o estudo de situações sociais concretas no que estas apresentam de única, de singular.
Ao definir o campo de investigação próprio da sociologia, através do conceito de ação social, Weber estabelece os critérios para o estudo.
Para Weber, a ação social: