Dicas
Isso é um erro que muitas pessoas cometem.
O primeiro passo é delimitar o tema. Definindo o tema, você deve procurar diferentes fontes que expressem as opiniões dos autores. Isto fará a diferença no seu trabalho, pois você terá diversas fontes e opiniões antes de fazer o texto.
Ao pesquisar em sites, livros ou revistas, vá fazendo um resumo com as principais idéias do texto. Ao final da pesquisa você terá todo o material necessário para escrever um texto de sua total autoria, ou seja, sem cópia.
A ortografia é algo que você deve levar muito a sério. Com a popularização do computador, é comum deixar que os editores de texto – Word por exemplo – faça as correções automaticamente, no entanto com o novo acordo da Língua Portuguesa, muitos computadores não estão atualizados e continuam usando tremas, hífens e acentos errados.
‘Para ter a certeza de que o seu texto está claro, peça para que alguém o leia e pergunte se as idéias estão concisas e objetivas’.(Mariza Alvares)
A organização visual de um trabalho é extremamente importante. Por isso, nada de desenhos, figuras e cores em excesso. Se for realmente importante dar destaque a algo, use o negrito, itálico ou sublinhado, nunca deixe a letra maior no que as demais no meio do texto, pois isso altera a altura da linha (como pode ver na linha acima). Na capa deve constar os dados do aluno e da escola. Lembre-se que existem várias pessoas com o mesmo nome e que muitas vezes o professor trabalha em mais de uma escola, portanto, identifique-se.
No caso de muitas folhas, o trabalho pode ser encadernado, colocado em pastas com canaletas nas laterais ou ainda em pastas com grampos laterais, quando forem poucas folhas.
Encadernado
Pastas de cartolina
Pastas com canaletas
O que um bom