A Revolução Industrial e Seus Reflexos na Educação
Licenciatura em Pedagogia.
Disciplina: Sociologia da Educação
Por Helen Caroline dos Santos
O Reflexo da Indústria na Educação
O período industrial trouxe mudanças na vida social e na Educação durante o século 16, no texto abaixo falarei sobre o surgimento da sociologia e os grandes pensadores que contribuíram para formação da mesma.
No livro “Um toque de Clássicos” de Quintaneiro, Barbosa e Oliveira, as mudanças causadas na humanidade com esse avanço, a capitalização e modernização da agricultura provoca a expulsão de famílias de suas terras, famílias migram para cidades atrás de trabalho e de promessas ganhos melhores, essas que por sua vez em sua maioria não eram cumpridas.
O século 16 é marcado pela Revolução Industrial, com evolução também veio os problemas, além de muitas doenças, também havia uma exploração no trabalho, além de cargas horárias abusivas, havia também a exploração do trabalho infantil.
O tempo foi transformado em mercadoria e era comercializado dando assim a carga horária excessiva, após muito tempo de trabalho praticamente escravo foi estabelecido somente na Inglaterra um padrão de idade para trabalho, determinando assim a carga horária específica para cada faixa etária.
A Educação era também divida por classes, os que tinham maior poder aquisitivo tinha acesso a melhor educação.
A transformação trouxe mudanças as famílias que começaram a separar suas vidas profissionais das pessoais, mudando então suas formas de relacionassem, isso desencadeou a reflexão sobre o motivo de tais mudanças e com o estudo dessa área formou-se a Sociologia .
Temos outros autores que influenciaram na formação da mesma, Durkheim, Weber e
Marx mostraram outras formar de definição da Sociologia.
Vemos então que a evolução trás o progresso, mas também trás suas conseqüências.
INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Émile Durkheim, trabalhou a educação de transmissão, ou seja, o conhecimento era
passado