Torno
O processo chama-se torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo, acontece mediante a retirada do cavaco da peça à ser trabalhada. No torneamento, a força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta está firmemente presa ao porta-ferramenta.Para executar o torneamento, são necessários três movimentos entre a peça e a ferramenta. Eles são: 1º - o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça. 2º - o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça. 3º - o movimento que determina profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade.Variando os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande variedade de operações tais como furar, alargar, recartilhar e roscar, mediante o uso de acessórios.
O torno CNC: comandos numéricos computadorizados, onde são usadas coordenadas x(vertical), y(horizontal) e z(longitudinal) para controlar o processo de usinagem. A grande vantagem desse torno para com os outros é que ele dá um acabamento melhor, devido a rotação e controle com que trabalha. A fixação da peça é feita por castanhas fixada em uma placa que vem aclopada ao eixo central da máquina.No entanto todo o resto é igualmente feito ao torno mecânico.
O processo chama-se torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo, acontece mediante a retirada do cavaco da peça à ser trabalhada. No torneamento, a força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta está firmemente presa ao porta-ferramenta.Para executar o torneamento, são necessários três movimentos entre a peça e a ferramenta. Eles são: 1º - o movimento principal que permite cortar o material.