Karl Blossfeldt - fotografia
ESTUDOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA
ESAD.CR
2014/2015
KARL BLOSSFELDT
Fotografia
Daniela Linhares
3120231
ESAD.CR
2
ÍNDICE
INTRODUÇÃO – Pág.3
DESENVOLVIMENTO – Pág.4-11
O olhar geometrizado da natureza – 6-11
CONCLUSÃO – Pág. 12
BILBIOGRAFIA – Pág. 12
Daniela Linhares
3120231
ESAD.CR
3
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar Karl Blossfeldt que nasceu em 1865 e morre a 1932.
Foi um fotógrafo, escultor e professor alemão no virar do século XX.
Como fotógrafo, vou reforçar neste trabalho a sua influência da técnica macro sobre os ornamentos orgânicos do design e das artes, principalmente a geometrização das formas da natureza.
O que Karl quis transmitir nas suas fotografias, era que por coincidência eram as soluções do desenho industrial, pois já a natureza adiantou-se perante isso.
Daniela Linhares
3120231
ESAD.CR
4
DESENVOLVIMENTO
Fotografou imensas plantas. Nas suas fotografias aparecem quase sempre flores, talos com ramificações, fotografadas sempre do mesmo ângulo e em raras ocasiões com planos picados, vistos de cima e em muito menos, em vistas obliquas. O fundo era branco com um cartão e ás vezes um preto. A luz das suas fotografias incide de uma janela que está colocada ao norte, difusa, mas está disposta lateralmente e dá volume. Nada distrai o objecto. Blossfeldt continuou com este trabalho por mais de 30 anos. Mas na realidade, esta não é a sua profissão principal. Durante mais de 30 anos ensinou na Escola de Artesanais de Berlim em Charlottenburg. A sua obra extensa é neste momento parte da história da arte do século XX. Nascido em Harz, Blossfedlt cresce no campo, o que influenciou as suas fotografias de plantas, pois em pequeno estava sempre rodeado de plantas e animais que gostava de desenhar e modelar. Uma pequena aprendizagem em artesanato, para aprofundar a sua técnica de desenho, etc.
E depois de tudo isso, apareceu o interesse pelas fotografias, a realização de fotografias que serviram de modelo para as aulas de desenho,