Karine
A presença de amido na folha se verifica nos amiloplastos e cloroplastos, que são os reservatórios de amido. Apesar do amido ser encontrado nas regiões brancas e verdes da folha variegada, sua presença predomina na região verde, por encontrar-se maior quantidade de clorofila, responsável pela fotossíntese. Os cloroplastos são organelas responsáveis por transformar CO2 e água em substâncias orgânicas como glicose e sacarose na presença de luz solar, que fornece energia para a fotossíntese ocorrer. Por isso a presença de luz é tão importante para a realização de fotossíntese. O amido é a forma como as substâncias orgânicas são armazenadas nas plantas.
119
•
Redução
A fase de redução consiste na utilização do ATP e do NADPH forma dos durante a fase fotoquímica da fotossíntese para reduzir o ácido 3-fosfoglicérico p ara produzir o primeiro açúcar, o gliceraldeído 3-fosfato (triose-fosfato). 3 – fosfoglicerato + ATP + NADPH → triose-fosfato + ADP + Pi + NADP + Parte do gliceraldeído-3-fosfato formado é utilizado na regeneraçã o da ribulose-1,5- bisfosfato e outra parte é utilizada para síntese de amido, sa carose e todos os demais constituintes do vegetal (paredes celulares, membranas, prote ínas, organelas, etc.). • Regeneração Nesta fase, as trioses-fosfato (gliceraldeído 3-fosfato) regeneram o aceptor inicial de CO
2
(ribulose-1,5- bisfosfato), com gasto de ATP. Este estágio env olve várias interconversões através da ação de isomerases, epimerases, transcetolase s, fosfatase e uma quinase.
b)
Síntese de Sacarose e Amido
A sacarose é a principal forma de carboidrato que é translocada na planta, via floema. Já o amido é um carboidrato insolúvel, de reserva, presente em qua se todas as plantas. O interessante é que tanto a sacarose como o amido são gerados a partir da triose-fosfato gerada no ciclo de Calvin (Figura 14)
A