Aprender A Empreender
SEBRAE.
Assistindo o vídeo Aprender a Empreender’’ pude analisar quatro situações: a do mercado, do material de construção, da venda do biscoitinho amanteigados e a dos biquínis. Sendo que dois pontos me chamou mais atenção: o da família do Sr Mário do mercadinho ‘’Boa Esperança’’, que começou como pequeno vendedor de verduras e legumes com carrinho de mão, passando para a Kombi e depois de algumas dificuldades abriu o seu mercadinho.
Logo eles foram dando conta de que precisavam mudar para continuar no mercado, e mesmo com um grande desafio pala frente como um grande mercado próximo ao seu, pensou não só como empresário, mas também como um empreendedor visando o desenvolvimento do seu negócio, ele tomou a decisão certa, fazendo mudanças como atendimento pelo telefone, entregas domiciliares, encartes com promoções, cadastro de clientes e contratação de novos funcionários.
Essas decisões foram essenciais para que o seu mercado não corresse o risco de ser fechado, teve coragem para sair da sua zona de conforto e mudar. Claro que ele teve mais chances, pois tinha sua filha que estudava administração, que pôde orienta-lo, além da sua coragem de superar mais esse desafio.
No caso da lojinha ‘’Mestre de Construção’’ que estava totalmente fora de controle, sem objetivo, o dono não queria aceitar seus próprios erros e por isso sofria as consequências, a sua loja ficando cada vez pior, suas contas não batiam, o negócio não crescia, era um empreendimento que não acompanhou o tempo, só se desgastou e retrocedeu.
Nos dois casos que citei acima senti a falta de um profissional da área realmente competente, que estudou para gerir aquele negocio. Vi muitas pessoas dando palpites no que poderia ser feito para melhorar, claro que todas com muita boa vontade, mas isso não é o suficiente. No caso do mercado deu certo, mas sabemos que não é sempre assim. Mercados grandes têm bons gestores, vários setores com profissionais que estudam uma vida inteira para