Aprender a empreender
Mantendo seus clientes satisfeitos
João Abdalla Neto - Consultor - Sebrae-SP
Já dizia o velho ditado: é bem melhor ter um passarinho nas mãos do que dois passarinhos voando.
Diariamente temos a oportunidade de observar empresas que simplesmente se esquecem de dar atenção devida aos seus clientes atuais e gastam uma imensa energia na desenfreada busca por novos clientes.
Há muito tempo os profissionais de marketing constataram que cliente satisfeito e bem atendido representa lucro certeiro.
Em pleno século XXI ainda vemos empresas que não praticam um mínimo de ações de marketing para manter seus clientes. Não têm sequer um mísero cadastro de clientes. Vemos também muitas empresas que fazem negócios com eles e, depois, simplesmente os abandonam à própria sorte (ou à concorrência, o que é bem pior para o negócio...)
Então, meu caro amigo e empresário, não vamos abandonar o cliente, está bem assim?
Estamos simplesmente colocando-lhe a importância de qualquer empresa, de qualquer tamanho ou porte, de realizar um trabalho de pós-venda. Basta querer e ter o mínimo de boa vontade.
Podemos começar com um exemplo de nossa própria vida pessoal: Quando alguém nos promete algo e não cumpre, ficamos frustrados, para dizer o mínimo. E o cliente como se sente nesse caso então? Garanta que tudo aquilo que foi prometido ao cliente seja cumprido.
Se o cliente reclama, tente identificar as razões que o levaram a reclamar e aproveite essa oportunidade para deixá-lo ainda mais satisfeito, pois nem sempre o cliente tem razão.
Outra coisa importante é não deixar que problemas pessoais e externos possam interferir nesse relacionamento, pois se você brigou com a esposa, se seu time perdeu, o cliente não tem nada a ver com isso, certo?
O cliente gosta de ser lembrado sempre e, assim, mantenha contato permanente com o ele, mas não estamos aqui dizendo para grudar no cliente, pois, nesse caso, ele irá julgar que você é uma pessoa muito