Kal Marx
Assinalavam que na sociedade capitalista o interesse econômico individual foi tomado como um verdadeiro objetivo social, sendo voz corrente nessa sociedade que a melhor maneira de garantir a felicidade de todos seria os indivíduos se entregarem a realização de seus negócios particulares. No entanto, admitir que a produção da sociedade fosse realizada por indivíduos isolados uns dos outros não passava de ficção.
Mostravam que a alienação da indústria, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador do fruto do seu trabalho apropriado pelo capitalismo. A classe de estado representa apenas a classe dominante que age conforme o interesse desta. E que aplicada aos fenômenos historicamente produzidos, existe uma ótica dialética que cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem.
Segundo Marx as desigualdades são a base da formação das classes sociais, ele identificou a burguesia e o proletariado. A sociedade encontrou nesses pensamentos inspiração para se tornar um empreendimento critico e militante, desmistificador da civilização burguesa, e também um compromisso com a construção de uma ordem social na qual fossem eliminadas as relações de exploração entre as classes sociais.
Marx explica que no decorrer da história das sociedades passamos por vários modos de produção:
- O escravista: decorre do aumento da produção além do necessário para a subsistência, o que exige o recurso de novas forças de trabalho, conseguidas geralmente entre prisioneiros de guerra, transformados em