Kal marx
Para Karl Max os direitos de liberdade e justiça não resistem as diferenças das desigualdades sócias das relações de produção é a partir daí se originam as classes sociais: os proletários e os capitalistas. Essas classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens e relações que são de antagonismo e exploração. Uma so existe em função da outra, ou seja, para Marx a historia humana e a historia de luta de clases.
Como Karl Max explica as origens do capitalismo?
Ele atribui a origens das desigualdades sociais a uma enorme quantidade de riquezas que se concentram na mão de uns poucos indivíduos. Inicialmente essa acumulação de riquezas se fez pó meio da pirataria, do roubo, etc. Aos poucos o artesão e as corporações de oficio foram substituídas pelo trabalhador livre assalariado com o tempo sugiram oficinas organizadas por comerciantes enriquecidas que produziam mais a baixo custo. Após a revolução industrial o processo de alienação do trabalhador dos meios e do produto de seu trabalho aceleraram . Multiplicou-se o numero de operários, artesão que não conseguiam competir com o sistema industrial e desistiam da produção individual, constituindo assim uma nova classe social.
Como se realiza o cálculo do salário?
O calculo do salário depende do preço dos bens necessários a subsistência do trabalhador, o tipo de bens necessários depende dos hábitos e dos costumes dos trabalhadores. O salário depende ainda da natureza do trabalho, da destreza é da habilidade do próprio trabalhador. Sendo assim, no calculo do salário de um operário qualificado deve se computar o tempo que ele gastou com educação e treinamento para desenvolver suas capacidades.
O que é a mais valia?
A mais valia seria o excedente produzido pelo operário. Por exemplo, um operário que trabalha nove horas por dia e em apenas três horas cria uma quantidade de valor correspondente ao seu salário(que é suficiente para