Kal marx
Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia
O Pensamento de Gramsci
Trabalho apresentado a professora Caroline Pereira de Oliveira como pré-requisito para avaliação parcial da disciplina da teoria da educação II.
Paratinga – BA
2014
Jarlene Ribeiro Dourado
Taíse Carinhanha Oliveira
O Pensamento de Gramsci
Paratinga – BA
2014
Antônio Gramsci foi um pensador comunista italiano que, ao perceber falhas no funcionamento do partido comunista italiano, começou a criticar a educação e sua relação com o processo de trabalho.
Sendo assim o estudo pretende determinar o papel deste autor em relação ao poder do homem enquanto portador de direitos sociais. 1 assim o estudo nos rebela que Gramsci reconheceria a importância dos fatores estruturais, especialmente da economia, e não impedia que não acreditassem que esses fatores pudessem provocar a revolta das massas, mesmo assim, veie, que em seu país, a tarefa mais difícil, para um revolucionário era a de convencer as vitimas da ação do que eram capazes.
Assim sendo desenvolveu uma teoria que complementasse a teoria maxista tendo como conceito central, a hegemonia cultural, na qual os elementos fundamentais da repressão não seria os econômicos mais os de ordem cultural. No entanto o ingrediente fundamental da filosófica do práxis, ou seja, do maxismo, era vínculo entre pensamento e ação e com isso define a hegemonia como a liderança cultural exercida pela classe dominante.
Pois toda relação de hegemonia e necessariamente uma relação pedagógica, isto é, de aprendizado.
O estudo demonstrou também, que ele tinha uma reflexão ampla. Ao contrario da maioria dos teóricos que se dedicaram a interpretação e a continuidade do trabalho intelectual do filosofo alemão Karl Marx, que concentraram suas analises nas relações entre política e economia, Gramsci deteve-se particularmente no papel da cultura e dos intelectuais nos processos