Justiça
Kick Ass, um filme que sou fã e estou assistindo mais uma vez sua sequência. É uma produção baseada em hq, que conta a história de um carinha que apaixonado por quadrinhos se torna um 'super'-herói. Logo ganha fama e passa a influenciar outras pessoas a saírem do anonimato e reagirem contra a maldade e do descaso das autoridades. Mesmo sendo uma produção com um grau de violência bem real, tem lá seus exageros hollywoodianos (claro, com efeito fica mais bonito e interessante).
Mas o que eu queria dizer é que esses dias temos visto alguns "Justiceiros" ganharem notoriedade na mídia. Mesmo sem uniformes especiais ou técnicas de luta (não vejo a hora dessa linha de heróis surgirem rss), os bandidos tem sido abatidos e a sociedade como um todo tem grata a essas ações e reações corajosas.
Dos casos mais recentes e de grande repercussão, assistimos um cidadão ser abordado por assaltantes, na tentativa de levar sua moto, que não teve êxito após surgir um policial que abateu a tiros um destes. Algo mais próximo, em Salvador, um outro tenta levar bolsa de uma transeunte que a espanca e logo é alvejado por outro 'herói'.
Claro que ninguém está tomado por um afã nerd ou está desejoso de se tornar os heróis que sempre admirou, mas uma coisa é certa e bem realista: O povo está reagindo. Por pura solidariedade ou pelo cansaço de tantas histórias de violência a pessoas de bem. Seja contra a corrupção na política, seja contra a apatia da polícia, seja contra a injustiça de nossa justiça.
Não nego que sempre gostei de ver vídeos em que esses vilões se ferrarem e que uma pessoa pode voltar feliz pra sua família e me angustia ver a normalidade de notícias de bandidos de moto matarem um ou outro ali, inocentes ou comparsas, assustando a população. Não sei o que é certo, não sei quais são os riscos, só sei que uma população desassistida e desprotegida, agradece.