Justiça Social
Método - O modelo, apesar de ser um conceito diferente do método, ele relaciona-se com este. O modelo está mais relacionado com os valores, ética e deontologia profissional, já o método aponta para o modo como o AS desenvolve a sua prática profissional.
O modelo relaciona-se mas com a teoria e o método com a prática, portanto, a escolha do modelo determina o método. Modelo e método estão interligados porque o modelo determina aspetos de natureza metodológica, como as técnicas.
Modelo - Eticamente significa, a procura da perfeição ideal de um comportamento, de um modo de vida…
A metodologia de intervenção profissional ajuda a sistematizar a prática mas também a construir novos conhecimentos .
Em SS inclui num todo aspetos teóricos e metodológicos funcionais e também filosóficos de uma forma de prática profissional. São consequência dos modelos de organização da sociedade.
Oferece uma explicação da realidade e guia a prática.Descreve o que faz o AS: recolha de dados, objetivos, hipóteses, estratégias, técnicas… face aos problemas encontrados. Cada modelo privilegia uma ou várias teorias que mais se adequam ao modelo de trabalho do AS. Serviço Social – prefere observar-se como uma profissão baseada numa teoria, mas devido à sua natureza prática, é daí que provêm a sua própria teoria.A teoria proporciona um caminho para definir e ordenar acontecimentos e factos complexos que permitem ao AS compreender e descrever melhor aspetos da realidade, que de outra forma seriam difíceis de entender ou que lhe passariam despercebidos. AS metas do trabalho dependem da postura teórica adotada. Existem algumas dificuldades para sistematizar a teoria do SS, tais como: teoria e prática provêm de campos diferentes, universidade e prática profissional; O AS tende a abusar do ecletismo devido ao elevado número de trabalhos existentes na área; SS não tem uma cultura investigativa; culturalmente, nunca se encontrou a necessidade