Quimica
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18.
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça em Tabela Periódica 0 comentário
Elementos Representativos
Os elementos representativos estão coloridos na Tabela Periódica acima
Entre as classificações de grupos que ocorrem na Tabela Periódica temos o grupo dos elementos representativos e o grupo dos elementos de transição. Sobre esses últimos você poderá ver mais detalhes no texto Elementos de Transição Interna e Externa.
Os elementos representativos, também chamados de elementos típicos ou característicos, são os mais estudados no Ensino Médio. De acordo com a notação mais antiga, esses elementos localizavam-se nas famílias identificadas pela letra “A”, que eram, respectivamente: IA, IIA, IIIA, IV A, VA, VIA, VIIA e VIIIA. Porém, essa notação está ultrapassada. Hoje as famílias da Tabela Periódica são representadas somente por números, indo de 1 a 18, sendo que os elementos representativos compõem as famílias 1, 2 e 13 a 18.
Elementos representativos e de transição na Tabela Periódica
Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, dependendo da família a que pertence. Veja cada uma:
Família 1 (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr): Família dos metais alcalinos — palavra que vem do árabe alcali, que significa “cinza de plantas”, de onde principalmente o sódio e o potássio eram extraídos. Todos esses elementos possuem no subnível mais energético apenas 1 elétron (ns1). O hidrogênio encontra-se nessa família porque ele possui um elétron na sua camada de valência, porém, suas características não se enquadram nesse e em nenhum outro grupo da Tabela Periódica.
Veja algumas configurações eletrônicas:
11Na: 1s2 2s2 2p6 3s1;
19K: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1;
37Rb: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s1.
Os metais alcalinos são