projeto html
HTML é a língua mãe do seu navegador. Em 1945, Vannevar Bush, propôs em um artigo intitulado As we may think a idéia para um sistema de armazenamento de informações o qual ele denominou MEMEX. Bush idealizou uma máquina que teria a capacidade de armazenar informação textual e gráfica, informações essas com a capacidade de serem relacionadas por meio de ligações dinâmicas ou seja links a quaisquer outras informações.
Até então o termo "hypertext" não existia. Foi em 1965 que Ted Nelson, em um artigo publicado no livro "Literary Machines" cunhou este termo. O primeiro sistema baseado em hipertexto foi desenvolvido em 1967 por uma equipe liderada por Andries van Dam na "Brown University". A pesquisa foi coordenada pela IBM e a primeira implementação hipertexto, Hypertext Editing System, foi executada em um mainframe IBM/360. Em 1987 Bill Atkinson criou o Hypercard, sistema hipertexto feito para facilitar a criação de aplicações em hipertexto. Dentre suas implementações haviam os gráficos bitmaps, campos de formulário, script e pesquisa rápida de texto. Em 1989, nos laboratórios do CERN, Tim Berners-Lee e Robert Caillau lançaram as idéias de um sistema que poderia ser acessível por diferentes plataformas de computadores, realidade existente à época no CERN. Nascia então a concepção do HTML, bem como sua utilização junto com o protocolo HTTP.
A história do HTML foi inventado em 1990 por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era a de tornar possível o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas, entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee. Ao inventar o HTML ele lançou as fundações da Internet tal como a conhecemos atualmente.
Tim Berners-Lee criou o HTML original (e outros protocolos associados como o HTTP) em uma estação NeXTcube usando o ambiente de desenvolvimento NeXTSTEP. Na época a linguagem não era uma especificação,