JUSTIÇA RESTAURATIVA
RESUMO:
O presente artigo tem por finalidade relatar a importância da Justiça Restaurativa onde os resultados envolvem o desviante, vítima e a comunidade, relatando os fatos de ambas as partes relacionadas ao delito.
PALAVRA CHAVE: Justiça Restaurativa. Desviante, Vítima, Comunidade.
1 INTRODUÇÃO:
A justiça Restaurativa tem como objetivo um encontro entre a pessoa que causou um dano a outrem e aquela que o sofreu, sendo a vítima, como também a participação da comunidade afetada pelo crime na busca de ver o mal reparado e promover a harmonia, num processo de inclusão ativa na justiça penal, para discutir o crime suas conseqüências por meio de reuniões. Diante disso ela busca encorajar o agressor a se responsabilizar pelos seus atos e restaurar seu comportamento para ser aceito de volta na comunidade, construindo a compreensão, encorajando a ter confiança e oferecer uma oportunidade de sarar e cuidar as feridas. O processo da Justiça Restaurativa tem potencial para oferecer à comunidade uma oportunidade de articular seus valores e expectativas do entendimento das causas do crime e determinar o que pode ser feito para reparar o mal causado. Ao fazer isso pode contribuir ao bem da comunidade e potencialmente reduzir crimes futuros.
2 DESENVOLVIMENTO:
A Justiça Restaurativa ela busca tratar o desviante com dignidade e valor, independentemente do que ele ocasionou, procurando com isso descobrir os motivos do seu comportamento e mostrando as consequências causadas por ele, ao contrário da justiça retributiva que demonstra que somente a vítima tem família, passado e amigos e apresenta o delinquente à sociedade como um animal, como um doente, ignorando seu contexto social e sua história de vida, acredita que a dor vai justificar o dano, ou melhor, que vai punir o agente, sendo que a verdadeira prática disso tudo é impondo um mal a quem praticou um outro mal, não tanto oportunidade para demonstrar os