Justiça restaurativa
Início: Primeira semana de abril de 2011, com termino primeira semana de dezembro de 2011, com carga horária semanais de duas aulas por semana.
Participantes: Educando do centro da juventude e as estagiarias do curso de Serviço Social Aline e Marlise e estagiários curso de Psicologia Marília e Bruno.
Porto Alegre, 29 de dezembro de 2010
Justificativa:
A FCBK vem trabalhando em parceria com o Projeto Justiça para o Século XXI desde 2007, capacitando alguns colaboradores para desenvolver práticas restaurativas no sentido de criar alternativas para a resolução de conflitos e violência a partir dos valores fundamentais que embasam esta metodologia. Com a implantação do método da Justiça Restaurativa na instituição foi pensado em trabalhar com as crianças, práticas restaurativas com ações dinâmicas. Para os adolescentes pensamos em capacitá-los como coordenadores de círculos restaurativos, primeiramente com o curso de iniciação e posteriormente com o de coordenadores. As ações, atividades, dinâmicas e conteúdos a serem trabalhados nesse projeto serão apropriados a faixa etária das crianças e adolescentes.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Capacitar crianças e adolescentes para desenvolver práticas restaurativas, possibilitando que elas busquem alternativas para a resolução de conflitos.
Objetivos Específicos:
Possibilitar às crianças e adolescentes um melhor entendimento sobre Justiça Restaurativa, focando o senso crítico sobre os temas propostos; Promover a autonomia e estimular a reflexão acerca das práticas restaurativas propostos pela JR e que isso possa repercutir na forma de pensar e agir dos jovens no mundo e na comunidade em que estão inseridos. Fazer com que essas práticas restaurativas sejam levadas à comunidade através deles com uma visão educativa e de