justiça, afinal o que é.
CURSO DE DIREITO - TURMA 01- NOTURNO
JUSTIÇA, afinal o que é?
Manaus
2014
CÍCERO LUCENILDO NONATO DE SOUSA
JUSTIÇA, afinal o que é?
Manaus
2014
1. INTRODUÇÃO
Como base norteadora desse trabalha será utilizado um livro de autoria do Dr. Cleber Sanches, intitulado Beco do Inferno, cuja obra conta uma historia ocorrido numa favela dominada por um cidadão de nome Julio Capeta. Nesta narrativa, se faz presente um atrito entre polícia e bandido de forma que os conceitos de justiça estarão em constante conflito.
Por conseguinte, buscando definir o que é justiça, cabe observar num primeiro momento a ligação entre homem, justiça e Direito. Sendo assim, serão abordados, alguns conceitos sobre o que seria uma justiça do ponto de vista individual; Em seguida versarei sobre uma justiça no ponto de vista coletivo; finalizando o pensamento, mencionarei alguns conceitos sobre a proporcionalidade presente nos atos, para que estes sejam de fato justos. Visando embasar estes conceitos recorrerei a filosofia e normas positivas, visto que nestes se veem presentes vários elementos conceituais de justiça. Na tentativa de explicar o que é justiça do ponto de vista prático, serão abordado situações em que ela aparecerá no foco das relações interpessoais, individuais e coletivas. Sendo assim, a obra base para esse trabalho é muito interessante para definir esse tema, justiça, pois se imaginarmos um cidadão que detém um enorme poder sobre uma comunidade e ainda por cima se chama Julio Capeta, já podemos esperar uma boa definição do que é justiça. Afinal, será que a justiça existe para Julio Capeta?
2. DESENVOLVIMENTO
Justiça e direito do ponto de vista individual
Quando um indivíduo age, sempre há uma finalidade no seu ato, visa, geralmente, obter um bem, visto que a própria natureza do homem se mostra desta forma, pois sempre busca alcançar