justica cmo equidade
Mª Luísa Sousa de Macedo
Nº6 11º B
Uma sociedade justa é uma sociedade igualitária?
O problema exposto faz parte de um tema que foi sempre muito debatido ao longo da história: Será que é possível que uma sociedade igualitária seja uma sociedade justa ou uma sociedade não é compatível com a outra? Penso que para uma sociedade ser justa tem de tratar o que é igual de forma igual e o que é diferente de forma diferente, na medida das diferenças.
Como ajuda para chegar a uma reposta interpretei a imagem dada: são-nos apresentadas duas situações iguais tratadas de maneiras diferentes. A primeira baseia-se na igualdade, três jovens, com alturas diferentes, tentam ver um jogo de futebol através de um muro. O primeiro é pequenino e por isso não vê nada, o segundo tão estatura média, mas mesmo assim vê muito pouco, o ultimo é alto e vê sem qualquer problema. A legenda desta imagem diz “This is Equality”. A segunda imagem representa os mesmos três jovens, mas nesta o primeiro está em cima de duas caixas, o segundo está em cima de uma e o treceiro não tem nenhuma. Todos conseguem ver e a legenda é “This is justice!”. Como conclusão, debaixo das duas imagens diz “Equality doesn’t mean justice.”.
A igualdade é, segundo o dicionário da língua, a qualidade do que é igual ou que não apresenta diferenças quantitativas, a correspondência perfeita entre as partes de um todo. É o princípio sob o qual podemos substituir um pelo outro sem que ocorra qualquer alteração.
A justiça é o princípio moral que exige o respeito da norma do direito e a virtude que consiste em respeitar os direitos dos outros.
J.Rawls desenvolveu a teoria da justiça como equidade. Influenciado por Kant e por Rousseau, de modo que a sua teoria sustenta que em uma situação incial, chamada posição original, há igualdade e liberdade para todos os indivíduos e por isso é mais fácil chegar a um contrato sobre quais os valores de igualdade. Nesta posição os indivíduos encontrariam-se