Computação nas nuvens
O conceito
É a possibilidade de acessar arquivos e executar tarefas pela internet. Não sendo preciso assim, instalar aplicativos no computador, já que os dados não irão se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede, dessa forma, dados podem ser acessados e editados a partir de diferentes máquinas, por exemplo, uma vez conectado, é possível salvar um trabalho, para acessá-lo depois a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet, é por isso que o seu computador estará nas nuvens.
Tipos de serviços nas nuvens
Software as a Service (SaaS) Software como Serviço. Trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo, máximo, paga-se um valor periódico, como uma assinatura, somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso.
Platform as a Service (PaaS): Plataforma como Serviço. Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos, ou quase todos os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de dados, escalabilidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante.
Database as a Service (DaaS): Banco de Dados como Serviço. O nome já deixa claro que esta modalidade é direcionada ao fornecimento de serviços para armazenamento e acesso de volumes de dados. A vantagem aqui é que o detentor da aplicação conta com maior flexibilidade para expandir o banco de dados, compartilhar as informações com outros sistemas, facilitar o acesso remoto por usuários autorizados, entre outros;
Infrastructure as a Service (IaaS): Infraestrutura como Serviço. Parecido com o conceito de PaaS, mas aqui o foco é a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo inclusive acesso a recursos do sistema operacional, ao invés de