A process for the purification of organochlorine contaminated
No processo de filtração por membranas, um solvente é passado através de uma membrana semipermeável, sendo que a permeabilidade da membrana é determinada pelo tamanho dos poros na membrana, e eles vão agir como uma barreira para as partículas que são maiores do que os poros, enquanto o resto do solvente pode passar livremente através da membrana. O resultado é um líquido limpo e filtrado, com o soluto removido retido no filtro.
Nanofiltração, microfiltração, ultrafiltração e osmose reversa são todas as técnicas de filtração por membranas. Em todos os casos, o tamanho dos poros tem que ser cuidadosamente calculado para excluir as partículas indesejáveis, e o tamanho da membrana tem que ser projetado para uma excelente eficiência operacional. As membranas são também propensas ao entupimento dos poros, pois se enchem lentamente com as partículas retidas nelas, o que significa que o sistema deve fornecer acesso para fácil limpeza e manutenção, com o objetivo de que os filtros utilizados sejam mantidos em bom estado de funcionamento e sempre com desempenho satisfatório.
Todos os fabricantes de filtros de membranas projetam, anualmente, inúmeros modelos de filtros de membranas para aplicações industriais. Uma das grandes vantagens desse sistema é que ele não