Just In Time
Toyotismo Toyotismo
é o modelo de produção japonesa, criado pelo Taiichi Ohno e imposto nas fábricas de automóveis Toyota.
Na década de 70 o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A idéia era produzir somente o necessário reduzindo os estoques. Caracteristicas
•
•
•
•
Flexibilização da produção - produzir apenas o necessário. Automatização - utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema.
Team work (trabalho em equipe) - O objetivo é de ganhar tempo, ou eliminar os ‘tempos mortos’. Controle de qualidade total - todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto.
Just in time
O
sistema Just in time ajuda as empresas a produzir somente o necessário com a qualidade requerida, gerando melhor atendimento ao cliente, maior retorno de investimento, e reduz a estocagem em excesso, tanto de matéria-prima quanto dos produtos acabados, reduzindo assim os custos de fabricação, fazendo a felicidade dos clientes, quanto a satisfação e o lucro das empresas
Produção Empurrada
•
Ou seja o fornecedor envia a matéria-prima para o estoque, do estoque a área de produção pra produzir em grande quantidade o que acaba gerando desperdício e esses produtos finais são armazenados em outro estoque, após os produtos estarem prontos as empresas empurra os produtos para o cliente.
Produção Puxada
Com
a implantação do Sistema
Just in Time nesse sistema o cliente requisita o produto, a produção requisita o fornecedor a matéria-prima necessária para produzir o produto, o fornecedor entrega a produção que produz o produto final e entrega ao cliente.
Kanban
Significa ‘sinalização’- Está relacionado ao uso de cartões para indicar o fluxo de produções nas empresas de fabricação em série. São colocados nesses cartões indicações para as tarefas ‘em andamento’, ‘finalizadas’ e ‘para executar’.
• Esse sistema tem como finalidade organizar, permitir um controle de produtividade e